quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fadista Mariza








Para falar sobre a fadista Mariza é muito difícil, para quem nada conhece sobre as raízes do fado, mas hoje recorrendo à internet, fica-se a saber tudo o que se quer.

Não conhecendo nada sobre o fado, não invalída, que se goste ouvir fado nas suas mais diferentes vertentes, por isso eu gosto imenso de ouvir fado e entre todas as fadistas, a Mariza, creio que é a primeira.

A Mariza, de nome completo Marisa dos Reis Nunes, nasceu no dia 16 de Dezembro de 1973,em Moçambique, na cidade de Lourenço Marques, há época capital da nossa província ultramarina, que desde a independência passou a chamar-se Maputo.

Veio para Portugal com três anos com a sua mãe e após ter regressado o pai, passaram a residir no bairro típico da Mouraria, onde abriram um restaurante e foi aqui que começou a cantar o fado para os clientes, não obstante a sua tenra idade.

Durante toda a sua adolescência cantou em diversoa bares de Lisboa e com alguns amigos formou algumas bandas. Em 1998 actua pela primeira vez no estrangeiro a convite da Caixa Económico Luso-Belga, nas cidades de Bruxelas e Amesterdão.

Em 2002 viu o seu primeiro albúm ser editado em Portugal e entre as diversas faixas está a célebre canção "Oiça lá ó senhor vinho".

Até à presente data, tem feito imensos concertos, tanto no país como no estrngeiro, onde é muito conhecida e sempre muito aplaudida.

Muito havia que dizer, mas como não domino a sua vida de fadista, deixo o tema para que outros bloguistas deiam a sua opinião.

Sem comentários: